Uma parte importante da criação de imagens realistas e a aplicação correta dos materiais. Embora alguns deles tenham apenas cor no Diffuse, para se representados de forma precisa, vamos usar também texturas. Nesse artigo vamos descobri onde baixar texturas de qualidade

Introdução

A criação de materiais realistas muitas vezes exige o uso de texturas e mapas, pois, sem elas se torna impossível representar certos tipos de materiais.

Mas vale lembrar que não devemos usar qualquer textura e que a escolha errada pode acabar prejudicando a qualidade final do seu projeto. Geralmente levamos em consideração duas coisas ao procurar as texturas para usarmos em projetos 3D: Resolução e Encaixe.

O que é resolução da imagem?

A resolução da textura não se refere apenas ao seu tamanho. As vezes a textura pode ter um tamanho grande mais a resolução baixa. Veja este exemplo:

wood-texture-low

A imagem acima foi redimensionada, ou seja, ela tinha um tamanho menor (200x200 pixels) e usando uma ferramenta de edição nós aumentamos o seu tamanho para 500x500 px. O que quero que você entenda é que o tamanho da imagem não significa que ela tem qualidade e devemos ficar atentos a isso.

Encaixe da Texturas (Seamless ou Tileable)

Usar texturas encaixáveis são praticamente a maior regra para o realismo de um material. Não confunda texturas seamless (sem emendas) com repetição da textura.

É praticamente impossível uma textura não ter repetição, uma vez que trata-se de uma imagem do material.

Veja estes exemplos:

Na Imagem acima apliquei um material disponivel na própria biblioteca do SketchUp usando as dimensões 1 x 1 metro. Agora perceba a diferença na imagem a seguir.

Este é uma das texturas que usamos no Shaders Design, que a nossa biblioteca de materiais pré configurados, no exemplo acima embora a textura possua repetição, como já falei anteriormente, ela possui uma ótima resolução o que permite ter mais qualidade no material.

Onde posso encontrar texturas de qualidade?

Para entender melhor sobre texturas e saber onde baixa-las eu preparei um video onde mostrar os principais sites que uso. Assista o video e conheça cada um deles nos link logo abaixo.

Sites que uso e recomendo

https://www.textures.com/

https://www.sketchuptexture.com/

https://cc0textures.com/home

https://freepbr.com/

https://texturehaven.com/

https://www.poliigon.com

https://www.arroway-textures.ch/

E uma opção pratica de uso de materiais, que já possuem texturas em 4K e de ótima qualidade, é  o plugin Shaders Design, que está em sua versão 3.0 e possui novas atualizações mensalmente. Saiba mais neste link: https://shadersdesign.com/

Então é isso espero que você tenha gostado dessa dica e possa usar bastante em seus projetos daqui para frente.

Forte abraço.

 

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SOBRE O HENRIQUE BARROS

Arquiteto Urbanista especialista em ensino de softwares CAD e Instrutor do V-Ray para SketchUp. É criador do canal Mastertuts, um dos maiores do Brasil em ensino de softwares para arquitetura com milhares de visualizações no YouTube. Acredita que o conhecimento deve se levado a diante e que todos podem aprender.