Neste artigo vamos fazer uma abordagem diferente de como escolher um computador para rodar programas 3D e usaremos o Lumion como referência já que o software é considerado um dos mais pesados.

Introdução

Escolher o computador certo para trabalhar é um dos desafios que o Artista 3D tem para enfrentar logo no começo. E para não cair na generalidade e acabar adquirindo uma máquina que não te dará o suporte necessário, é importante que leia este artigo antes de investir no próxima PC.

A ideia aqui é mostrar comparativos e referencias que podemos usar para ter base e escolher o melhor computador de acordo com o seu nível de conhecimento nas ferramentas e necessidades delas. No final do artigo vou deixar a minha configuração atual.

Desktop ou Notebook?

Vamos começar com essa pergunta, que é uma em cada 10 que recebo sobre o assunto: comprar um PC para trabalhar com renderização e 3D. Lembrando que a sigla PC significa  Personal Computer(do inglês, computador pessoal) e se aplica para ambos Desktop e Notebook.

Vamos saber quais as vantagens e desvantagens de cada um para que possamos decidir qual o melhor investimento.

O notebook tem como principal vantagem a portabilidade. Versões mais novas possuem placas de video equivalentes as placas usadas em computadores desktop, telas maiores e grande quantidade de memoria, além de possui processadores mais potentes.

Contudo os notebooks não permitem upgrade da máquina, ou seja, se você quiser adicionar mais recurso, como comprar uma placa de video mais recentes, você não conseguirá substituir.

Outra desvantagem é o tempo de vida útil, já que a maioria dos modelos não possuem um boa refrigeração. Isso faz com que o notebook trabalhe sempre com temperaturas elevadas o que prejudica  também o seu desempenho.

Mas a maior desvantagem, acredito, seria o custo x  beneficio. Computadores portáteis são mais caros que os Desktop e considerando a video útil acaba não compensado.

Já com o computador desktop você tem mais liberdade para fazer upgrades, são mais acessíveis e você monta do seu jeito.

Para entender um pouco mais assista ao video a seguir e dê sua opinião:

Junte-se a nós deixando o seu comentário

SOBRE O HENRIQUE BARROS

Arquiteto Urbanista especialista em ensino de softwares CAD e Instrutor do V-Ray para SketchUp. É criador do canal Mastertuts, um dos maiores do Brasil em ensino de softwares para arquitetura com milhares de visualizações no YouTube. Acredita que o conhecimento deve se levado a diante e que todos podem aprender.