O uso de componentes no SketchUp é parte fundamental para que possamos organizar e ter mais agilidade na criação de projetos para arquitetura.

Quando criamos um projeto no SketchUp grande parte do mobiliário não precisará ser modelado e podemos usar componentes de outros modelos usando algumas técnicas. Hoje quero te dar uma dica que vai facilitar muito esse processo.

Como funciona?

A forma tradicional de "extrair" um componente de outro modelo no SketchUp é usando a opção copiar/ colar.  Porém essa forma muitas vezes leva tempo, principalmente quando o modelo é muito pesado, ou seja, possui muitos polígonos, e isso faz com que o SketchUp trave e atrapalha nosso fluxo de trabalho.

Para solucionar isso a maneira mais pratica que eu encontrei foi simplesmente salvar o componentes. Como assim?

Eu explico.

Se o objeto na cena for um componente, você pode clicar sobre ele com o botão direito do mouse e escolher "salvar como..." dessa forma você salva apenas os componentes que precisa e criar sua própria biblioteca.

Para ajudar a entender melhor essa dica, veja o video a seguir:

Recomendo criar uma pasta no seu computador para salvar os modelos e tê-los sempre disponíveis. Para deixar mais organizado crie subpastas com cada categoria.

Nunca é demais lembrar que organização é tudo e que isso ajuda muito na criação de projetos.

Junte-se a nós deixando o seu comentário

SOBRE O HENRIQUE BARROS

Arquiteto Urbanista especialista em ensino de softwares CAD e Instrutor do V-Ray para SketchUp. É criador do canal Mastertuts, um dos maiores do Brasil em ensino de softwares para arquitetura com milhares de visualizações no YouTube. Acredita que o conhecimento deve se levado a diante e que todos podem aprender.